Válvula Globo : Tipos e utilizações.

ÁLVULA GLOBO

A válvula globo é composta de duas metades que são  separadas por uma abertura com um plugue móvel ou disco que pode ser parafusado ou desconectado  para abrir e fechar. Normalmente as válvulas Globo são utilizadas para abrir ou interromper o fluxo e também para regulação do fluxo em um sistema. As válvulas globo são projetadas com a haste que sobe e desce para regular o fluxo dentro da válvula, contem um disco (esfera) e uma sede que geralmente é parafusada no corpo da válvula. Os assentos da válvula são projetados paralelas ou inclinado a linha do fluxo.

Tipos de válvula Globo.

A válvula Globo possui três designs de corpo, esse três tipos são:

Válvula Globo tipo Z  

O design mais simples da válvula Globo e o tipo mais comum é  o corpo em forma de Z. A divisão que possui em forma de Z dentro do corpo globular possui o assento. A disposição horizontal do assento permite que a haste e o disco percorra  de forma perpendicular ao eixo do tubo, com isso resultando em uma perda de pressão muito alta.

O assento da válvula pode ser facilmente acessado através do capô, que é preso a uma grande abertura na parte superior do corpo da válvula. A haste passa através do capô como a válvula de gaveta. O seu formato em Z simplifica a sua construção e sua instalação. Normalmente essas válvulas são indicadas para ser instaladas quando a queda de pressão não é algo preocupante e o estrangulamento seja algo necessário.

Válvula Globo tipo Y

A válvula Globo do tipo y é uma respostas para o problema de queda de alta pressão em válvula do tipo Z. Nesse tipo o assento e a haste são angulados a aproximadamente 45 graus em relação  ao eixo do tubo. Válvulas de corpo Y são usadas em alta pressão e outros serviços aonde a queda de pressão está em causa.  

Válvula Globo de angular

A válvula globo conhecida como angular,  gira a direção do fluxo em 90 graus sem usar um cotovelo e uma solda de tubo extra. . Este tipo de válvula globo também pode ser usado na condição de fluxo flutuante, pois eles são capazes de lidar com o efeito de slugging.

Pesquisar