Válvula esfera de três vias

A válvula esfera de três vias possui variação de fluxo aonde se  alterna em duas formas que são conhecidas como  forma de L Horizontal  ou T Vertical, a sua construção é de uma entrada lateral ou inferior. Quando se encontra na forma T, fornece  o funcionamento em duas alternativas. Normalmente são utilizadas no controle de fluxo e são utilizadas em industrias, como indústria química, petroquímica, papel e celulose entre outros.

A utilização da válvula esfera de 3 vias são utilizas em casos que o fluido deixa resíduos sólidos devido a válvula de 3 vias possuir os internos completamente lisos e com isso evitando alguma formação de deposito ou resíduos . A válvula de 3 vias é muito ágil em sua operação pois consegue bloquear o fluxo com apenas um giro de 90 graus feito pela alavanca ou também feita  por atuadores.

Quais são as diferenças entre a válvula de duas e três vias ? 

A válvula esfera de duas vias  normalmente são  utilizadas como válvulas para a interrupção do fluxo (fechar)  para gases ou líquidos que se movem através de sistemas de tubos ou tubulações. Ela é utilizada devido a sua construção simples e sua segurança.  A válvula Bipartida possui duas aberturas, sendo uma abertura para que o tubo/tubulação esta conectado. A esfera que a válvula possui em seu meio, tem por característica possuir um furo aonde passa o gás  ou líquidos quando esta aberta.  

Ao contrario das válvulas de duas vias , a de três possui três vias, em geral a válvula de três pode resolver problemas de controle de fluxos com uma maior complexidade  do que as válvula bipartida. Com essa característica a válvula possui vários meio de utilização em processos.

A válvula esfera de três vias por exemplo pode ser usada para misturar agua purificada de uma fonte com concentrado de suco de outra fonte, ou também pode ser utilizada para desviar o combustível que flui de um tanque para outro, e com isso também se fosse necessário a interrupção do fluxo.  

Pesquisar