Atuador Pneumático

É um dispositivo que transforma a energia armazenada no ar comprimido  em movimento mecânico. Normalmente sua construção consiste em um cilindro em que o ar ou gás pressurizados é contido e deixado expandir. A medida em ocorre a expansão a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão faz com que o gás acumule energia. O gás é liberado do interior da câmara de maneira controlada, de forma que seja direcionado para um pistão.

O estilo mais popular do atuador  consiste em um pistão e haste que se movimenta  dentro de um cilindro fechado (oco) . Este estilo de atuador pode ser dividido em dois tipos com base no princípio de operação: ação simples e dupla ação.

Cilindros de ação simples 

Usam uma porta de ar para permitir a entrada de ar comprimido no cilindro para que o pistão se mova  para a posição desejada, bem e com uma mola interna para retornar o pistão para a posição inicial  quando a pressão do ar é removida.

Os cilindros de dupla ação

Possui uma porta de ar em cada extremidade e movem o pistão para frente e para trás, alternando a porta que recebe o ar de alta pressão.

Pesquisar